Radio Mix

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Carnaval E Aqui Na Baia Da Traição Pb


Praia Linda Da Paraiba 

 Baía da Traição é um município histórico do Estado da Paraíba, um dos mais antigos de todo o Estado, e está localizado no litoral nordeste do Brasil, às margens do Oceano Atlântico. Como principal atrativo turístico merece especial destaque seu litoral com uma variedade de praias de grande beleza povoadas de coqueiros, com areia fina e águas cristalinas e de agradável temperatura, ideais para a prática de todo tipo de esportes náuticos. Podemos nomear como as mais importantes a Praia do Coqueirinho, a Praia da Trincheira, a Praia do Forte e a Baía de Traição, que da nome ao município. Como monumento destaca-se a Igreja de São Miguel, padroeiro da cidade.





Potiguaras, os primeiros habitantes

Na época da conquista da Paraíba, os Potiguaras, pertencentes à grande família Tupi-Guarani, habitavam as grandes extensões de terra desde Pernambuco até o Maranhão, constituindo-se na maior e na mais poderosa de todas as tribos existentes no Nordeste, com uma população avaliada em cem mil pessoas.
Eram portadores de elementos culturais e de características físicas semelhantes aos demais aborígines que habitavam o litoral brasileiro, destacando-se pela sua bravura e belicosidade. Não eram traiçoeiros, enfrentavam o inimigo corpo a corpo, e tinham o hábito de esmagar a cabeça daqueles que matavam, só os devorando por vingança, através de rituais, respeitadas algumas formalidades exigidas para o caso.
Eram retratários ás mudanças, sobrevivendo com seus caracteres culturais por maior espaço de tempo do que os Tabajara, também Tupi-Guarani, e habitantes da Paraíba, a partir de 1585. Daí sua falta de adaptação às imposições portuguesas tão contrarias aos seus princípios éticos e morais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Anucie Aqui